Fazer um curso de mergulho era um dos nossos sonhos. Para o Felipe já fazia anos que ele falava disso, mas para mim essa vontade começou quando mergulhamos pela primeira vez em Porto de Galinhas em 2011.
Quando começamos a sonhar com nossa viagem pela Ásia, imediatamente já quisemos por o tão sonhado curso de mergulho no nosso roteiro e pesquisando, descobrimos que a Tailândia era o melhor lugar para isso, além do mais barato!!!
Escolhi a ilha de Koh Tao pra fazer o curso e o Felipe escolheu que íamos fazer pela SSI e não pelo PADI. Começamos a pesquisar as infinitas escolas que tem na ilha e selecionamos umas 15 e o Felipe começou a entrar em contato com elas por e-mail.
Tivemos resposta de quase todas, mas a que mais gostamos, tanto no atendimento excelente como nas propostas foi a escola Alvaro Diving.
Desde o começo fomos atendidos por um casal super simpático de Portugueses, a Rita e o João, que além de nos atenderem super bem, tirar todas as nossas dúvidas, ainda nos passaram dicas fantásticas e valiosas para nosso curso e roteiro! Eles são demais!
Fechamos o curso com eles um mês antes da viagem e mandamos uma parte do pagamento por Pay Pal e a outra parte pagamos lá.
Pagamos 9000 bath = 280 dólares (novembro de 2014) por pessoa pelo curso Open Water da SSI de 4 dias, com hospedagem de 3 noites e só ficamos de passar para eles a data que chegaríamos lá, já que não tínhamos roteiro fechado e não sabíamos exatamente quando chegaríamos, porque antes fomos para Bangkok, Camboja e Vietnam.
Nesse post aqui falo como chegamos em Koh Tao.
Depois de tomar café pegamos um táxi até a escola por 200 baths (8 dólares), que a escola nos reembolsou pois fechamos acomodação com eles.
No primeiro dia, só conhecemos a escola, as pessoas, o lugar, porque estávamos muito cansados da viagem.
No segundo dia (primeiro de curso) começou a parte teórica do curso, pegamos um livro (por 1000 bath, que é devolvido quando se devolve o livro), assistimos a um vídeo sobre o livro e experimentamos os equipamentos para eles anotarem os tamanhos.
Tínhamos que ler uns 3 capítulos do livro por dia e fazer os exercícios no final de cada capítulo (ah tudo em inglês, tanto o livro, quanto o vídeo e o curso).
No segundo dia de curso, já fomos para o mar para a primeira aula prática!
Nossa instrutura foi a Judith, ela é espanhola e fala português! E o Arnaud que é Francês e estava fazendo o curso de instrutor, então ela ensinava ele como nos ensinar!!
Pegamos um barco pequeno que nos levou até o barco grande com todos os alunos e instrutores.
O barco deles é excelente (vimos durante o curso muitos barcos de diferentes escolas e alguns deles dava até medo de entrar de tão precários), eles também servem no barco frutas, bolachas, água, chá e suco para os alunos!
Recebemos algumas instruções da Judith e aprendemos a montar nossos equipamentos.
Em seguida fomos para a água sem equipamento e tivemos que dar 3 voltas ao redor do barco nadando, para mostrar que sabíamos nadar e tínhamos folego!
Depois disso pegamos as nadadeiras, mascaras e snorkel e eles nos ensinaram a fazer snorkeling, a mergulhar com o snorkel e a equalizar a pressão no ouvido.
Depois de um tempo, voltamos para o barco e fomos para outro ponto de mergulho onde começou as aulas com o equipamento todo.
Mergulhamos na praia de Aow Leuk a 7,5 metros de profundidade, aprendemos como tirar água da mascara embaixo d’água, o que fazer quando perdemos o regulador, sinais de quando o ar está acabando, dentre outros.
E nossa primeira aula foi apaixonante, vimos tanta coisa linda, uma vida marítima fantástica. Voltamos para o barco feliz da vida!
No terceiro dia de curso, nossa aula foi na famosa ilha de Nang Yauan, no jardim japonês, uma pena não poder fazer a aula com a câmera aquática, porque esse com certeza foi o mergulho mais lindo de todos, uns corais gigantescos, uma beleza indescritível e descemos um pouco mais que a primeira vez, esse foi a 10,2 metros e ficamos 52 minutos mergulhando, mas pareceu 5 horas de tanta coisa linda que vimos, um sonho!
Depois do mergulho a Judith deu uma revisão geral de tudo para as provas do dia seguinte.
O quarto e último dia de curso foi de provas!! Primeiro a prova prática, dentro do mar em 2 mergulhos onde tínhamos que fazer tudo que aprendemos durante o curso.
A parte mais difícil pra mim foi tirar a máscara e o respirador a 17 metros de profundidade e colocar tudo lá embaixo sem se desesperar, confesso que estava morrendo de medo de não passar nesse teste, porque na primeira vez entrei em desespero e subi que nem doida respirar, nas outras vezes consegui me controlar graças a enorme paciência da Judith e do Arnaud, mas na prova sempre da mais medo, porém eu consegui!!! Rolou muita concentração rs. E a outra parte mais difícil era parar lá embaixo boiando no mesmo nível, sei lá porque eu vou boiar e subo rs.
E o querido do João foi mergulhar com a gente para tirar umas fotos para o post!!! (Thanks João)
No segundo mergulho começou a chover muito, o que atrapalhou na visibilidade da água, mas foi incrível de qualquer jeito e mergulhamos em um naufrágio!!
Voltamos para a escola e fizemos a temida prova teórica e passamos!!! Ebaaaa depois foi só comemorar!!
E no dia seguinte pegamos nossa carteirinha tão sonhada!
É isso gente, super recomendamos a escola, eles são extremamente profissionais, equipamentos novos e em perfeitas condições e uma equipe fantástica! Quem quiser fazer curso de mergulho na Tailândia, entre em contato com eles! Além de falarem Português, o que foi muito importante para tirarmos alguns dúvidas.
Curtam Alvaro Diving no facebook
Sigam eles no instagram: @alvarodiving
E-mail: info@alvarodiving.com
Nos siga nas redes sociais:
5 comentários. Deixe novo
Olá, tudo bem? Sabe me dizer qual a diferença entre SSI e o PADI.
Vc acha que alguém com inglês básico consegue fazer o curso na Tailândia?
😉
Olá bem e vc?
então precisa ter um nível bom de entendimento, para poder entender a aula, ler o livro e fazer a prova, mesmo pq geralmente tem alunos de varias nacionalidades juntas na mesma aula, não pode parar toda hora para traduzir.. Mas conversa com a Rita e o João se não pode fazer a aula particular em português, quem sabe rola.
Sobre SSI e o PADI meu marido vai te responder amanhã, ele que pesquisou e sabe, eu não entendo nada tb rs.
Beijos
Basicamente são duas academias muito parecidas. PADI é mais velha, e bastante conservadora, já a SSI é mais nova, com algumas diferenças em gradução por número de mergulhos e com mini cursos específicos para cada especialidades, que você pode fazer individualmente e a um menor custo. Quanto ao aprender a mergulhar em si, vai ser a mesma coisa e ambas escolas são mundiais e tem representação em todas as partes do mundo. Eu optei pela SSI por achar que eles são mais flexiveis e tem essas especialidades que são bem legais para crescimento no mergulho, fora que eu ouvi de mergulhadores profissionais mais velhos que são PADI, que a PADI está ultrapassada.
Espero ter ajudado, Abraços
Obrigada!! Fiquei tentada em fazer o curso na Tailândia, principalmente, por causa do preço. Mas o meu marido não tem o inglês tão bom assim. Então, vou pesar a escolha.
Acho que entendi sobre as diferenças. Pelo que entendi o SSI é bom pra fazer outras especialidades como por exemplo o curso de mergulho noturno e outros né?!
Muito obrigada por todas as respostas.
Se o seu inglês é bom vc pode ajudar ele durante o curso, dai é tranquilo. Podem ler o livro juntos… acho que só é complicado fazer sozinho sem inglês, em 2 um ajuda o outro!!!
Com certeza o preço vale muito a pena!